Segundo os rumores, o cavalo não teve origem na Europa, mas sim que foi importado de alguma região oriental para uso doméstico.
Até à idade do bronze o Homem não utilizava o cavalo como elemento de trabalho.
Os primeiros cavalos tinham o tamanho de um cordeiro, vários dedos em cada pé e dentes adaptados para comer folhas novas. Os verdadeiros cavalos do género Equus apareceram na América do norte. O “Orohippus agilis” é um dos cavalos mais antigos conhecidos. Os seus dentes estavam adaptados para comer folhas. Mas os seus molares eram de maior tamanho. Media cerca de 40 cm de tronco.
A evolução do cavalo envolve o desenvolvimento gradual do cavalo moderno, desde o Hyracotherium, animal do tamanho de uma raposa e habitante de florestas.
O cavalo atual segundo paleontólogos, seria um esboço final de uma evolução iniciada há mais de 60 milhões de anos.
No desenvolvimento desta evolução, expandiu-se além da Ásia, por quase toda a Europa e norte da África. Em cada ambiente, adaptou-se ao clima, solo, água e outros fatores inerentes à natureza.
Simultaneamente obrigou-se a desenvolver a sua velocidade para sobreviver aos ataques de outras espécies animais predadoras; explicando-se desta maneira, todos os estágios de sua evolução por que passou, até o cavalo atual.
![]() |
![]() |